sábado, 21 de junho de 2008

BÚZIOS


Um odú de ifá é formado pelo conjunto de duas colunas verticais e paralelas, de quatro índices cada uma; cada índice compõe-se de um traço vertical ou de dois traços verticais. Há dezesseis combinações possíveis para cada uma das colunas e cada uma delas tem um nome.
1) Ogbè

2) Oyèkú

3) Ìwòri

4) Òdí

5) Ìrosùn

6) Òwónrín

7) Òbàrà

8) Òkànràn

9) Ògúndà

10) Òsá
11) Ìká

12) Òtúrúpòn

13) Òtúrá

14) Ìrètè

15) Òxé

16) Òfún

Cada um desses dezesseis nomes justapostos, com eles mesmos ou com algum dos quinze outros, forma o nome de um dos duzentos e cincoenta e seis odú.

Desde que o mundo é mundo que o homem tem necessidade de saber algo sobre o seu futuro.

Dentro do Candomblé, a modalidade do jogo de búzios é a mais conhecida (O búzio é uma concha do mar encontrado em praias litorâneas).

O jogo de búzios é um aprendizado de conhecimentos preciosos em que a memória exerce um papel muito importante, ou seja, é lá na memória ou cabeça, que se vai guardar uma enorme série de histórias, lendas e caídas que decifram, segundo a tradição yorubá, a vida de uma pessoa.

Na Nigéria, o jogo de búzios recebe o nome de Merindilogún, ou seja, o "JOGO DOS DEZESSEIS".

O processo do jogo de búzios consiste no seguinte:

Os búzios são lançados sobre uma toalha ou peneira conforme a nação daquele Babalorixá ou Yalorixá que está jogando.

A posição em que os búzios caem é que dará as indicações necessárias solicitadas pelos consulentes.

Portanto, cabe ao Babalorixá ou Yalorixá interpretar as caídas e passar para os consulentes as mensagens do jogo.

O intermediário do Merindilogún, ou seja, desta forma de jogo, não é Ifá; e sim, Exu.
Ifá tem a sua modalidade particular de jogo.
Diz uma lenda que apenas Exu tinha o dom da adivinhação.
Mas, a pedido de Orunmilá, Exu transmitiu seus conhecimentos a Ifá e em troca Exu recebeu o privilégio de receber sempre em primeiro lugar as oferendas e sacrifícios antes de qualquer outro orixá.

Diz ainda que Oxum era a companheira de Ifá e os homens lhe pediam constantemente que respondesse às suas perguntas.
Oxum contou o caso a Orunmilá que concordou que ela fizesse a adivinhação com a ajuda de 16 (dezesseis) búzios.
Porém, as respostas seriam indicadas por Exu.
Exu, então, voltou à antiga função, ou seja, a de responder às perguntas de Oxum.
Depois disso, por espírito de vingança, Exu passou a atormentar com mais raiva os filhos de Oxum.

Na verdade, o jogo de búzios é o instrumento de maior consulta constante do Babalorixá ou Yalorixá, pois é através dele que ele(a) irá dirigir diversas situações dentro da casa de orixá.

No começo do aprendizado do jogo de búzios, segundo a tradição, começa-se a jogar com 04 (quatro), 08 (oito) e depois os 16 (dezesseis) búzios.
Mas, vamos nos deter aqui no jogo de 04 (quatro) búzios, também chamado de "Jogo de Confirmação".

"O Jogo de Confirmação, é formado por 04 (quatro) búzios.
Esta modalidade é usada como o próprio nome sugere, para confirmar caídas feitas anteriormente com os outros búzios, ou ainda, esta forma de jogo é usada para se obter respostas rápidas dos orixás, por exemplo:

4 búzios abertos significa "tudo ótimo"
3 búzios abertos e 1 fechado significa "talvez", ou seja, poderá dar certo ou não o que se perguntou
2 búzios abertos e 2 fechados: a resposta é afirmativa; "tudo bem"
3 búzios fechados e 1 aberto: a resposta é "não", ou seja, “negócio não realizável"

Agora, se todos os 4 búzios caírem com as 4 partes fechadas para baixo significa que não se deve insistir em perguntar o que se quer saber, pois além de ser nula esta caída, ela vem acompanhada de “maus presságios”.
Além disso, este Jogo de Confirmação ou Jogos dos 04 (quatro) Búzios também é chamado "Jogo de Exu", porque segundo alguns antigos Babalorixás, quem responde nesse jogo é Exu, pela precisão e rapidez nas respostas

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