sábado, 23 de abril de 2011

MESTRE EXU CAVEIRA


Tem o Exu Caveira, em especial, o poder de ajudar a toda e qualquer espécie de especulação, ensinando-nos todas as aritmanhas da guerra e do modo de vencermos os nossos inimigos. É encarregado de vigiar os cemitérios e os lugares onde houver pessoas enterradas. Sua força é de modo a incutir medo aos que o invocam e, de um modo geral, todo trabalho ou despacho a ser feito num cemitério tem de ter a participação do Exu Caveira. A ele, por sinal, bem se poderá dar o título de lugar-tenente de Omulu e sem a sua participação, nenhum trabalho ou despacho feito no cemitério dará resultado. Tanto que, para se entregar, seja o que for, a Omulu, no Cruzeiro de um cemitério, é necessário e indispensável que, antes de o fazer, que se salve Exu Caveira.
Caveira é brincalhão, ao mesmo tempo sério e austero. Quando fala algo, o faz com firmeza e nunca na dúvida. Tem temperamento inconstante, se apresentando ora alegre, ora nervoso, ora calmo, ora apressado, por isso é dado por muitos como louco.
No entanto, Caveira é extremamente leal e amigo, sendo até um pouco ciumento. Fidelidade é uma de suas características mais marcantes, por isso mesmo Caveira não perdoa traição e valoriza muito a amizade verdadeira. Considera a pior das traições a traição de um amigo.
Em muitas literaturas é criticado, e são as poucas as pessoas que têm a oportunidade de conhecer a fundo Caveira Chefe-de-falange. O cavalo demora a adquirir confiança e intimidade com este exu, pois é posto a prova o tempo todo.
No entanto, uma vez amigo de Caveira, tem-se um amigo para o resto da vida. Nesta e em outras evoluções.

Saravá Exú Caveira!

Nenhum comentário: