quarta-feira, 21 de novembro de 2007

CALENDÁRIO DE FESTIVIDADES NA UMBANDA


20/01 (Oxossi) - Orixá da caça, da busca e do conhecimento que habita nas matas. Elemento vegetal, ponto de força nas matas. Dia de São Sebastião.
23/04 (Ogum) – Orixá guerreiro, aquele que "quebra" demandas e abre caminhos com sua ordenação militar. Elemento Ar, ponto de força nos caminhos. Dia de São Jorge.
13/05 (Pretos Velhos) – Dia da Libertação. 24/05 (Sta. Sara Kalí) – Padroeira dos Ciganos, pode sincretizar com Egunitá.
30/05 (Obá) – Orixá feminino de força e concentração, ajuda a dar determinação e conhecimento. Guerreira que também tem sua ligação com as matas e o elemento terra, ponto de força em contato com a terra próximo as matas. Dia de Joana DÁrc.
24/06 (Xangô) – Orixá da justiça dos raios e equilíbrio. Rege o elemento fogo, ponto de força pedreiras e montanhas. Dia de São João.
26/07 (Nanã Buroquê) – Orixá da sabedoria da calma e evolução, é considerada a mais velha como uma avó. Elemento água e terra, ponto de força nos lagos. Dia de Santa Ana.
16/08 (Obaluayê) – Orixá ancião da cura, sabedoria e evolução, senhor das passagens. Elemento terra e água, ponto de força no cemitério e no mar. Dia de São Roque.
24/08 (Oxumaré) – Orixá do arco íris, amor e renovação, simbolizado por uma serpente. Elemento cristalino e mineral, ponto de força nas cachoeiras. Dia de São Bartolomeu.
27/09 (Cosme e Damião) – Dia em que se comemora a presença das crianças na Umbanda. Elemento todos.
12/10 (Oxum) – Orixá do amor, do ouro e da prosperidade. Elemento mineral e aquático, ponto de força nas cachoeiras. Dia de Nossa Senhora Aparecida.
02/11 (Omulú) – Orixá ancião da terra, dos términos e da morte, também trás aspectos de cura como o "fim" da doença, ponto de força no cemitério e no mar. Dia de Finados.
15/11 (Dia da Umbanda) - 15/11/1908 Zélio Fernandino de Moraes incorpora pela primeira vez o "Caboclo das Sete Encruzilhadas" o que é considerado primeira manifestação pura de Umbanda.
04/12 (Iansã) – Orixá guerreira e da justiça, portadora de espada e direcionadora das situações. Elemento ar, ponto de força nas pedreiras. Dia de Santa Bárbara.
08/12 (Iemanjá) – Orixá Mãe de todos, aspectos maternais, geradores e criativos. Elemento água, ponto de força no mar. Dia de Nossa Senhora da Conceição.
25/12 (Oxalá) – É o Obatalá (Orixá que se veste de branco), o Orixalá (o maior dos Orixás). Orixá da fé, da paz e da pureza.
Aparece sempre acima dos outros Orixás, no topo do altar, o que é facilmente explicado pois sem fé, paz e caridade não há religião.
Tem seu ponto de força em campos abertos, mirantes e todos os lugares que possa sentir sua paz. Natal.

Um comentário:

RAFHAEL.MARQUES disse...

ADOREI O CALENDARIO AQUI EXPOSTO!!! SÓ GOSTARIA DE TIRAR ALGUMAS DÚVIDAS, EM RECIFE E COMEMORADO O DIA DA MAMÃE OXÚM NO MES DE JULHO, POIS É O DIA DA PADROEIRA DA CIDADE NOSSA SENHORA DO CARMO, E ALGUNS OUTROS CALENDARIOS O DIA DO MEU PAI XÂNGO E DIA 30 DE SETEMBRO. SOU FILHO DE XÂNGO, COM YEMANJÁ E OXÚM E ULTIMAMENTE TENHO SONHADO MUITO TRABALHANDO COM ESSES SANTOS E COM ALGUNS OUTOS ESPIRITOS DE LUZ COM MESTRE, POMBA-GIRA EM FIM, SOU DE VER MUITO AS COISAS NO SONHO E QUANDO OS TENHO ACORDO MUITO CANSADO, ISSO SÃO ELES QUERENDO VIM TRABALHAR? O QUE DEVO FAZER?
E OUTRA SONHEI COM MEUS TRÊS ORIXÁS ME PEDINDO PARA COLOCAR EM MINHA CASA 3 TARÇAS QUE REPRESENTAM ELES COM UMA VELHA DE 7 DIAS NO MEIO PARA FICAR ZELANDO TEM ALGUM PROBLEMA? E COMO DEVO LIMPAR ESSAS TARÇAS? POIS JÁ FAZ UM TEMPO QUE AS TENHO... AGRADEÇO DESDE JÁ;
RAFAEL JOSE DA SILVA MARQUES