terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

MAIS ENTÃO QUEM É EXU?

Ele é o guardião dos caminhos, soldado dos Pretos-velhos e Caboclos, emissário entre os homens e os Orixás, lutador contra o mau, sempre de frente, sem medo, sem mandar recado.
Exu não faz mal a ninguém, mas joga para cima de quem merece, quem realmente é mau o mau que essa pessoa fez a outra.

Ele devolve, as vezes com até mais força, os trabalhos que alguns fizeram contra outros.
Por isso, algumas pessoas consideram esse Orixá malvado.
Existem entidades que se dizem Exu e que fazem somente o mau em troca de presentes aos seus médiuns ou por grandes e custosas obrigações, serviços.

Não se engane, Exu que é Exu, não faz mal, a não ser com quem merece e além disso, quando ajuda a uma pessoa não pede nada em troca, a não ser que a pessoa tome juízo, se comporte bem na vida, acredite em Deus e tenha fé.

Exu, O Guia
Existem dois portadores do nome Exu. Um é o Orixá Exu.
O outro, são os Guias chamados de Exu (espíritos, muitos, não mais reencarnacionais) que vêm na emanação principal de Exu (O Orixá) que lhes deu suas características, seus gostos, seus hábitos.
Porém, esses Exus, também são subordinados a um Orixá regente, que pode ser Omulu, Xangô, Oxossí...
Correntes antigas, Esotéricas, montaram uma hierarquia para os Exus (Guias), relacionando 7 (sete) Exus (Guias) principais, considerados como os 7 (sete) chefes de Legião, que comandam e coordenam outros Exus (Falanges), sendo que cada um de seus comandados também comandam mais 7 (sete), seguindo uma ordem hierárquica de cima para baixo de 7 (sete) em 7 (sete).

São eles os 7 (sete) Exus guardiões ou principais:

Sr. Sete Encruzilhadas;
Sr. Marabô;
Sr. Tranca Ruas;
Sr. Tiriri;
Sr. Gira Mundo;
Sr. Veludo;
Sra. Pomba Gira ou Bombo Gira.


Cada um desses amigos trabalha dentro das 7 (sete) linhas da UMBANDA, lutando contra o mal e ajudando as pessoas.

Seu jeito e seu trabalho
Exu gosta de rir, brincar com as pessoas, dizer alguns palavrões, nem todos fazem isso, ser franco e direto, não faz rodeios nem mente.
Gosta de beber e fumar, ao contrário do que muitos pensam a bebida e o fumo são peças de aproximação, fazendo com que as pessoas se identifiquem, fiquem mais descontraídas como se estivessem em uma festa.
Caso não tenha bebida, ou fuma, ele trabalha do mesmo jeito, porque sua finalidade e ajudar àqueles que precisam.
Alguns Exus foram pessoas como: Políticos, Médicos, Advogados, Trabalhadores, Vadios, Prostitutas, Pessoas comuns, Padres, etc.
Que cometeram alguma falha e escolheram, ou foram escolhidos, a vir nessa forma para redimir seus erros passados, outros, são espíritos evoluídos que escolheram ajudar e continuar sua evolução atendendo e orientando as pessoas e combatendo o mal.
Assim, quem diz que os Exus são Demônios, na concepção de que são ruins, ou espíritos sem luz, baixos, não sabe o que está dizendo, ou não conhecem a história de cada Exu, os porquês de sua ritualística, seu modo de trabalho ou sua missão.
Não se julga um livro por sua capa ou a pessoa pela sua aparência!
Em seus trabalhos Exu corta demandas, desfaz trabalhos e feitiços e magia negra, feitos por espíritos malignos.
Ajudam nos descarregos retirando os encostos e espíritos obsessores e os encaminhando para luz ou para que possam cumprir suas penas em outros lugares do astral inferior.
Seu dia é a Segunda-feira, sua bebida, cada um tem a sua, sua roupa, quando lhe é permitido tem cores preta e vermelha.
Não aceita sacrifícios de animais, mas se a pessoa quiser acender uma vela (preta e vermelha) na encruza, colocar charutos ou cigarros, cachaça ou outra bebida de agrado é bem vindo.
Pode-se colocar também, rosas para as pomba giras com champanhe, pois elas gostam.

Assim é Exu.

As Vezes temido, as vezes amado, mas sempre alegre, honesto e combatente da maldade no mundo.

Salve meus amigos!

4 comentários:

Anônimo disse...

é uma pena que as pessoas tratem o exu como um demonio capaz de só fazer o mal e nunca o bem,pintaram o exu malvado,rotularam ele como demonio,ensinaram que pra ele ser bom,tem que dizer palavrões,se cuspirem todo,ficarem torto,urrarem que nem uns bichos,só esses são verdadeiros,que pena,ainda não aprenderam nada sobre religião.

Anônimo disse...

o exu para mim sao anjos rebelados tambem conhecidos como povo traidor mas jamai um biabo pois giro com o exu deste cedo estou com 44anos e meu exu e tudo para mim mae katita exu tata caveira

Anônimo disse...

Bom dia!
Os exús ocupam varios graus na escala de evolução, há os que ainda estão em trevas e há os que já são ilumindados e que já aprenderam que para evoluirem tem que prestar serviços para a humanidade...
Se o medium tem um exu que está em trevas, a conduta do proprio médium traz ele para a luz. Como? Se o medium procura o bom caminho, procura instruir-se, procura fazer caridade, o seu exu acompanha-o e adquire luz, e os dois(o medium no plano terrestre e o exu no plano espiritual) continuam a sua missão um ajudando o outro, cada um fazendo a sua parte...

artur spada disse...

eu sou filho de oxalá
e do meu pai obaluaie.
meu pai me leva na minha jornada.
meu pai me leva a conhecer.
vou seguindo a rota das estrelas o meu comandante é estelar.
eu entro em mundos saio de mundos e a paz do cosmo eu vou semear.
o seres divinos mostram o caminho .
e o que resta é atravessar.
só quem conhece o seu divino .
um dia ainda pode chegar.
nas maravilhas da missão completa .
na existencia que realizei.
meu pai me manda cumprir minha meta.
e se a sigo é que um Deus serei.

salve o povo da rua.
salve a força de cura e de amor desses guerreiros.
sob o comando de obaluaie
a ordem segue com justiça.
atoto meu pai...
atoto....