terça-feira, 17 de junho de 2008

ALGUNS PONTOS




SEQÜÊNCIA DE PONTOS UTILIZADOS NO OMOLOCÔ

DEFUMADOR
1) Defuma com as ervas da Jurema,
defuma com arruda e guiné,
alecrim, benjoim e alfazema,
eu vou defumar filhos de fé.

2) Umbanda, cheirou,
cheirou a defumador,
Umbanda cheirou, Cheirou a defumador;
Como cheira Umbanda, cheirou, )
Como cheira Umbanda, cheirou, ) bis 2 vezes

3) Corre Gira, Pai Ogum.
Filho quer se defumar,
Umbanda tem fundamento,
É preciso preparar,
Com incenso e benjoim,
Alecrim e Alfazema,
Defumai filhos de fé,
Com as ervas da Jurema.

ABERTURA
Eu abro a nossa Gira,
Com DEUS e Nossa Senhora,
Eu abro a nossa Gira,
Zamburê, Pemba de Angola.
(Aqui entra o Ponto do Chefe ou Guia Orientador do Terreiro)

FIRMEZA DO TERREIRO
(puxado pelo Comando)

Laroriê Exu!!!

Lá na porteira, eu deixei um sentinela,
Lá na porteira, eu deixei um sentinela,
Eu deixei seu (Tranca Ruas) ........, dando conta da cancela;
Lá na porteira ..........
(e vai repetindo o nome dos Exus responsáveis pela tronqueira)

BATER CABEÇA:
Pra vocês, que são filhos de Pemba,
Pra vocês que são filhos da fé,
Ora batam com a cabeça,
E peça à Zambí se puder.
OXALÁ
Estrela do céu,
Que guiou nosso Pai,
Guiai esses filhos,
Caminho que vai;
Viva a Jesus,)
Nosso Pai Redentor,) (bis)
Que na Santa Cruz,)
Seu sangue, derramou.)
Abre a porta oh, gente
Que aí vem, Jesus
Ele vem cansado,
Com o peso da Cruz;
Vem de porta em porta,
Vem de rua em rua,
Foi crucificado,
Sem culpa nenhuma.
MALEIME
(Pedido de perdão)

Oxalá, meu Pai,
Tem pena de teus filhos,
Tem dó
A volta do mundo é grande, seu poder inda é maior;
Não há nada como DEUS,)
Como DEUS, não há,) (bis)
Dos caminhos de DEUS,)
Ninguém pode faltar.)

SENHORAS
OXUM

Oh Virgem Imaculada, Pura e Bela,
Olhai os vossos filhos aqui na terra.
Olhai seus filhos pelo amor de Deus.
Olhai seus filhos pelo amor de Deus.
Si eles merecerem, Dê-lhes flores e venturas;
Mas si não merecerem,
Perdoai-lhes Oh Virgem Pura.

Eu vi uma enorme Estrela,
Neste Congá,
Era uma estrela azul,)
Era o manto sagrado,) bis
Oi saravá bendito,)
De Mamãe Oxum.)

Baixai, baixai como a rosa,)
Maria nossa Mãe extremosa,) bis
Ah, venha ver os seus filhos de aruanda,
Trabalhando no Congá,
Pela nossa Lei de Umbanda.
Ai-ê-eu.)
Ai-ê-eu Mamãe Oxum ) bis

Ai-ê-eu Mamãe Oxum,
Ai-ê-eu Oxum Marê.

CRUZADOS
Baixai... Baixai...,
Oh Virgem da Conceição,
Maria Imaculada,
Pra tirar a perturbação;

Se tiveres Praga de alguém,
Desde já seja retirado,
Levando pró mar a dentro,
Pras ondas do mar sagrado.

Oh Nanã, cadê Oxum,
Oxum está nas ondas do mar,
Ela é dona de Congá,
Salve Oxum e Nanã.

Eu vi Mamãe Oxum na cachoeira,)
Sentada na beira do rio,) bis

Colhendo lírio, lírio eh)
Colhendo lírio, lírio eh) bis
Colhendo lírio, )
Pra enfeitar este Congá)

YEMANJÁ
Yemanjá soba,)
Baba eh cô) bis

Baba eh cô-o-o, Baba eh cô-o-o)
Baba eh cô-o-o, Baba eh cô-o-o ) bis

CRUZADOS
Eram duas ventarolas,
Eram duas ventarolas,
Que abanavam sobre o mar; (bis)

Se uma era de Iansã, Heparrei,
A outra era de Yemanjá, Jássoba (bis)

Atraca, atraca,
Quem vem na onda é Nanã,
Atraca, atraca,
Quem vem na onda, é Nanã;
É Nanã é Oxum, é sereia do mar, eah
É Nanã é Oxum, É Mamãe Yemanjá, eah

IBEJI
Oh! Cosme e Damião,
Damião cadê Doum,
Doum está brincando.
No cavalo de Ogum.
Dois, dois, Sereia do mar.)
Dois, dois, Mamãe Yemanjá. ) bis

Eu vou contar pra vovó,
Camaradinha chegou,
Oh! Doum, Oh! Doum,)
Apanhou sem merecer. ) bis

Mariazinha da beira da praia,)
Como é que arredonda a saia; ) bis

É assim, é assim, é assim)
É assim que arredonda a saia ) bis

Fui no jardim,
Colher as flores mais mimosas,
E a vovozinha,
Me pediu mais uma rosa;

Cosme, Damião, Doum,)
Crispim, Crispiniano,) bis
São filhinhos de Ogum.

XANGÔ
Eram seis horas,
Quando o sino tocou,
Na Marambaia,
Cidade da Jurema;
Eram seis horas,
Quando o sino tocou,
Com licença de ZÂMBI, Saravá Pai Xangô.

Seu Bangulê, seu Bangulê, seu Bangulê,)
Xangô é mais forte do que um leão; ) bis

Ele arrebenta a pedra no peito,
Ele segura um leão com a mão.

Ele é Xangô nas Almas,) bis
Ele é seu Abomi,)
Ê ererê, ele é seu Abomi,)
Ê ererê, ele é seu Abomi.) bis

MALEIME
Oh! Gino, olha a minha gente,)
Oh! Gino, olha meu Gongá;)
bisLá onde o sabiá cantava,)
Lá onde Xangô morava;) bis

Ele é Gino da cobra Coral)
Ele é Gino da cobra Coral) bis
Ele é Gino da Cobra Coral, Kaô.)

Quem rola pedra na pedreira, é Xangô,
Quem firma ponto na pedreira, é Xangô;

Vibrou na Corôa de ZÂMBI,)
Vibrou na Corôa de ZÂMBI,)
Vibrou na Corôa de ZÂMBI,) bis
É XANGÔ.)

Mas que pedreira tão alta,)
Onde o limo criou,) bis

Ai não me quebre a pedra)
Que a morada é de Xangô.) bis

Lá em cima daquela pedreira,)
Tem um lírio que é de Xangô;) bis

Kaô, Kaô,)
Kaô, Cabecile.) bis

Quenguelê, quenguelê, Xangô,
Ele é filho da Cobra Coral,
Olha preto, tá trabalhando,)
Olha branco, num tá olhando.) bis
(Cruzado)

Xangô, Ogum dê lô dê,
Xangô,
Dê decá, dê decá, (bis)
Ogum. (Cruzado)

OGUM
Olha, Ogum tá de ronda,
Quem está chamando é São Miguel,
Réu, réu, réu,
Na linha de Umbanda,
Quem está chamando é São Miguel.

Ogum foi praça, de cavalaria,
Ogum foi praça, de cavalaria,
Foi Capitão e Major de dia,
Foi Capitão e Major de dia.

Funda agulha no mar,
Funda agulha no mar,
Seu cavalo é de ouro, meu Pai,
Funda agulha no mar;

Seu cavalo corre,
E sua espada reluz,
Sua bandeira cobre,
Os filhos de Jesus.

Se meu Pai é Ogum,
Vencedor de demanda,
Ele vem de aruanda,
Pra salvar filhos de Umbanda;
Ogum, Ogum Yara,
Ogum, Ogum Yara,
Salve os campos de batalha,
Salve a Sereia do mar,
Ogum, Ogum Yara,
Ogum, Ogum Yara.
(Cruzado)

Ogum, olha sua bandeira,)
É branca, é verde e encarnado,) bis

Ogum, nos campos de batalha,)
Ele venceu a guerra,)
Sem perder soldado.) bis

Pisa na linha de Umbanda,
Que eu quero ver,
Ogum Matinada;
Pisa na linha de Umbanda,
Que eu quero ver,
Ogum Beira Mar;
Pisa na linha de Umbanda,
Que eu quero ver!
Ogum Yara, Ogum Megê,
Olha Ogum Naruê.
(chamada múltipla na linha de Ogum)

Ai, quando Ogum, partiu pra guerra,
Ele mandou, orar, orar,
Quando Ogum, venceu a guerra,
Ele mandou orar, orar;

Orar, orar,)
Orar, orar, e vencer. ) bis

Todo homem que fuma e bebe, oh ganga,)
É Ogum Megê, oh ganga, ) bis

Paturi, Paturi, oh ganga,)
É Ogum Megê, oh ganga.) bis

Estava, na beira da praia,)
Quando eu vi, Sete Ondas, rolar,) bis
Abre a porta, oh gente,
Que ai vem Ogum,
Em seu cavalo marinho,
Ele vem trabalhar.
(Ponto de Ogum Sete Ondas)

Eu tenho Sete Espadas, pra me defender,)
Eu tenho Ogum, em minha companhia,) bis
Ogum é meu Pai, Ogum é meu guia,
Ogum é meu Pai, venha com Deus e Virgem Maria.
(Ponto de Ogum Sete Espadas)

OXÓSSI
(Ponto de chamada - Neutro)

Caboclo não tem caminho pra caminhar,)
Caboclo não tem caminho pra caminhar,) bis

Ele caminha por baixo da folha,)
Por cima da folha,)
Em qualquer lugar.) bis

A lua quando desce,)
Já vem rompendo a aurora;) bis
E clareou o seu (nome do caboclo)
Lá na choupana.
Aonde Oxóssi mora.
(Ponto de saudação)

Oh meu caboclo, que mata é a sua,
Oh meu caboclo, que mata é a sua,
Mas que mata é a sua,
A de lá, ou a de cá
Aonde pia a cobra, também canta o sabiá,
Tu és caboclo, és da tribo do guará,
Veio cá na minha terra.
Os filhos descarregar.
(Ponto de identificação)

Caboclo, Caboclo,)
Tu é filho da guiné;) bis

Se teu Pai é Rei,)
Tu és príncipe, és.) bis
(Ponto de Louvação)

Oi lá na mata uma coral piou,)
Ele atirou, a sua flecha certeira,) bis

Ele atirou, ele atirou, ele atirou,)
Atira caboclo, lá na mata da Jurema.) bis
(Neutro)

Ele atirou, ele atirou ninguém viu,)
Ele atirou, ninguém viu,) bis
Oi lá nas matas da Jurema,
Aonde a flecha caiu. (quando Caboclo dá sinal e não incorpora)
Ele estava na mata, estava na mata,
Estava bem escondidinho,
Ele estava na mata, estava na mata,
Caçando seu passarinho.
(Depois que o caboclo retardatário, incorpora)

PONTOS CRUZADOS
Tambor, tambor,
Vai buscar quem mora longe;
Tambor, tambor,
Vai buscar quem mora longe:

Vai buscar Oxóssi na mata,
Xangô lá na pedreira,
Yemanjá na beira d'água, e Oxum na cachoeira.

Oxóssi mora, embaixo da gameleira,
Oxóssi mora, embaixo da gameleira,
Ogum, mora na lua,
Xangô na sua pedreira.

Ele atirou, ele atirou, ele atirou,)
Atirou na juriti,)
Na mata da Juremá;) bis
Oi, Salve Oxóssi,
Salve Ogum e Yemanjá,
Salve as cores do saiote,
Do meu Pai Cobra Coral.

Oi, não me mexa na espada de Ogum,
E não me mexa na machada de Xangô;
Ai não me toque, no bodoque de Oxóssi,
Lá na mata tem, o Rei dos caçador.

ALMAS E PRETOS VELHOS
Cajueiro bento,)
D'aonde nasceu Jesus,)
Oh Virgem Imaculada,)
Ora, nos pés da cruz;) bis

Abre as portas, Senhor São Pedro,)
Deixa as almas, trabalhar;) bis

Oh, Virgem Imaculada,)
Ora, nos pés do altar.) bis

Congo com Cabinda,
Quando vem pra trabalhar,
Congo vem por terra,
Cabinda vem pelo mar.

Eu já plantei café de meia,
Eu já plantei canaviá,
Café de meia,
Não dá certo, Sinhá Dona,
Mas a Umbanda é que vai dar.

Lá no cruzeiro divino,
Aonde as almas vão rezar,
As almas choram de alegria,
Quando os filhos se combinam;
Também choram de tristeza,
Quando não que combinar.

Eu andava perambulando,
Sem ter nada pra comer,
Eu pedi às Santas Almas,
Para vir me socorrer;
Foi as almas que me ajudou,
Foi as almas que me ajudou,
Meu Divino Espírito Santo,
Viva à Deus, Nosso Senhor.

Vovó não gosta,
De casca de coco, no terreiro,
Pois lhe faz lembrar,
O tempo do cativeiro.

Lá vem vovô, descendo a serra,
Com sua sacola,
Com seu patuá,
Ele vem de Angola;
Eu quero ver vovô,
Eu quero ver,
Se filho de Umbanda, tem querer.
(para tirar o medo da incorporação)

PONTOS DE SUBIDA
Lá vai preto velho,
Subindo pró céu,
E Nossa Senhora, cobrindo com o véu.

Ai, ela vai embora,
Sacode a poeira da sua saia,
Sacode a poeira da sua saia,
Sacode a poeira da sua saia,
Preta velha, vai embora, etc...

Adeus Umbanda,
Umbanda de alegria,
Fiquem com Deus e Nossa Senhora, e até outro dia.

Vovó já vai,
Já vai pra aruanda.
Abenção vovó,
Proteção pra nossa banda.

Nenhum comentário: