sábado, 21 de junho de 2008

BÚZIOS



“Origem – Conceito – Utilidades”

Búzios; pequena concha branca-amarelada, de forma ovalada, tendo de um lado uma saliência arredondada e do outro, uma fenda serrilhada.
É também chamada em muitas Nações Africanas de kawrí ou kawrím e, outrora foi usada em muitos lugares da África e outros países orientais como dinheiro (ajé = dinheiro; já em Yorùbá chama-se “eyó”, bem como, “ogó”= moeda metálica em Nagò).
Tanto na África como no Brasil tem sido empregada nos Cultos Afro-Brasileira para oferendas, enfeites, rituais, colares, guias, pulseiras, filas, vestes, instrumentos, como utensílios de Òrìsàs, bem como, na feitura Ó –Oborí ( Ele – alimento à cabeça)., etc...
Bem como, em processo adivinhatório que em muitas Linhagens denominam de “Dilogun”, já no Sul do Estado-RS. “O-dò wó Orumalé”, e na Bahia muitos dizem: “Endilogun” (búzios preparados no “Oborí”, que recebem sangue na cabeça do iniciado, e que se tornam em suas mãos, instrumentos de adivinhação.
Neste ritual são usados até 32 búzios ( às vezes em menor número).
As conchas são identificadas como macho, as que possuem ombros, e as fêmeas que são arredondadas.
Para adivinhação e Oborí devemos usar os búzios africanos, pois são mais resistentes que os brasileiros ( estes são muito quebradiços).
O lado abaloado do búzio se chama lado “fechado” ( estando cortado ou quebrado para assentar bem); e o lado serrilhada é o lado “aberto” ( abertura natural de origem), desejo elucidar que, em muitas Linhagens é invertido, isso não quer dizer que esteja errado, é questão de feitura e origem de seus ante-passados.
O segredo do “Fundamento”, está como foi determinado em seu Ó-Oborí.
Conforme caem os lados búzios, para cima ou para baixo, formam-se as combinações, que formam o Odú (Odú odjó = Destino do dia de ...).
Seguindo o que foi ilustrado, sempre irá depender da “Feitura de seu Ó-Oborí” e a “Origem de cada Feitura”.
“Búzio deitado” = ( aberto e responde como fêmea) é aquele cujo o lado é serrilhada caiu para cima.
“Búzios de pé” = ( fechado e responde como macho) é aquele cujo a fenda serrilhada ficou para baixo.
E a abertura realizada pela mão do homem fica para cima.
Obs.: Sempre irá depender da Feitura e Origem de Obrigação.
Por isso, que cada um tem o seu segredo individual, ou seja, na Feitura do Ó-Oborí, na Queda dos Búzios, etc...
Como exemplo: Quando todos os búzios caírem abertos para uns ou fechados para outros ( conforme a origem de Feitura), significa um “Aláfíá” = que quer dizer: Vitória em seus objetivos, votos de muita paz, saúde e felicidade, etc...
Mas, quando todos os búzios caírem fechados, devemos parar de colocar os búzios, os Òrìsàs, não querem responder!
O Bàbálòrìsà ou Yálòrìsà, existe dúvida ou consulente, se for mulher está impedida (menstruação), se for homem está impuro (fez sexo à pouco, ingeriu álcool), nestes casos ao colocação de búzios deve ser repetida em outro dia.
Não deve-se insistir.
Antes de mais nada, tenho por dever de entendimento e mesmo honestidade, acreditar que o jogo de búzios por si só não desvenda o futuro pois este cabe Deus.
Esse instrumento apenas propícia termos a influência vibratória dos Òrìsàs da adivinhação e dos mensageiros (pela qual obtemos Àse pois sem ele seríamos hipócritas), e que os mesmos, nos trazem vibrações relativas aos mesmos que a inteligência traduz como afirmação ou negação do que se pode saber.
É um processo usado para desvendar situações e é de bom alvitre dizer que funciona como “espelho” entre o Bàbálòrìsà ou Yálòrìsà e o consulente, e que, sem a presença do consulente é uma impostura de qualquer Sacertodes jogar, ou melhor, colocar os búzios.
Como já foi dito antes, os búzios, a princípio, por ter sido feito na cabeça do iniciante, e o mesmo, postulando ser no futuro breve, um Sacerdote (a).
Os búzios, para jogar, são um instrumento privativo dos Bàbálòrìsà ou Yálòrìsà.
É bom salientar que antes dos búzios, já existia outra maneira adivinhatória:
O “Òpèlè Yfá” ( òpè= tipo de palmeira; èlè= pedaço), espécie de colar aberto, ou cadeia, usado para adivinhação.
Também chamado rosário de Yfá.
É formado por oito meias-nozes de dendê (ou búzios com o fundo cortado) ligadas por elos de metal ou trança de palha da Costa, deixando no centro um espaço maior.
Uma das pontas, masculina, é terminada por um nó, a outra, feminina, por 4 ou 5 fios de palhas da Costa ou linha.
Parece que também houve, no Brasil, òpèlè feito com pedaços de casco de tartaruga, ou com caroços de manga ou outras frutas.
É verdade, só o Bàbáláwo, Sacerdote de Yfá, tem o direito a servir-se do òpèlè.
Jogando dentro de um círculo de colares sagrados (colar de Yfá) ou de esteira ou peneira de palha, com colares e búzios ao redor, o òpèlè deve cair em forma de U, com o lado aberto voltado para o Bàbáláwo.
Hoje abolido, ao menos, aqui no Brasil; e que era de competência exclusiva do Bàbáláwo.
Para se aprender e obter competência para “jogar búzios”, com certeza, leva-se mais tempo do que qualquer faculdade.
Temos que ter conhecimento dos “Fundamento”e das “Lendas dos Òrìsà”, que são aproximadamente 256.
É um estudo infinito e com custo elevadíssimo, em termos de tempo e valores. Hoje, do que existe no mercado, 80% são charlatões, principalmente, os andarilhos, pára-quedistas de cidade em cidade, aqueles que jogam tudo para poder trapacear, desde búzios, cartas, runas até bola de cristal.
Afinal, eles entendem realmente de que?
E também hoje, estão surgindo pessoas com conhecimentos técnicos, e vendendo-os através de livros, como se “jogar búzios”, impondo à sua vontade ou doutrina e, também a sua “Linhagem de Feitura” aos demais:
A minha é a certa ! A de vocês talvéz ...! ?
Isto é um desrespeito, para com aqueles que realmente possuem “Àse de Búzios” e que passam a vida inteira estudando, mas sempre respeitando o próximo!
Ilustrando o que se deve saber:
O Òrìsà da adivinhação é Òrùnmilà e o seu privilegiado e único mensageiro é o Òrìsà Yfá.
Os Òrìsàs auxiliares de Yfá são Òsún e Olódùmaré e este dispõe de 16 auxiliares, que são abreviadamente os “Odús”; bem como, Òsún, por ser também um Òrìsà do amor reprodutivo e sexual torno-se auxiliar do Òrìsà Yfá, que lhe confiou o “Àse de Búzios” para ajudar nas consultas.Como mensageiro entre os homens e os Òrìsàs está Obara, funcionando como correio e auxiliar do Òrìsà Òsún no “Jogo de Búzios”.
Obara, sendo elemento de ligação entre os viventes e os Òrìsàs da adivinhação.
Obara, têm como seu servidor e escravo a Entidade Exu.
Aliás, a lenda é muito interessante, e narra que Obara trocou com Òrùnmilà o direito de ser seu mensageiro, em troca do privilégio de receber todas as oferendas e obrigações em primeiro lugar.
Sendo Obara que indicou o Òrìsà Yfá para exercer tal função e o modo de utiliza-lo para desvendar e orientar o ser humano em suas dificuldades.
Porque se cobra ao jogar búzios?!
Já vimos que Obara é o nosso correio e quando abrimos o “Àse de Búzios” realizamos uma promessa ou voto de oferenda ou sacrifício, em troca de orientação.
O valor cobrado do consulente é dividido em três partes:
a primeira se destina a oferenda ou sacrifício;
a segunda para despesas com materiais aos demais Òrìsàs, como velas, mel, epô, etc...
e a terceira para sobrevivência do Sacerdote.
Da mesma forma é feito com trabalhos para clientes, só que iremos incluir outras despesas a mais, para realização de Ebós aos Òrìsàs.
Antigamente, para jogar aos filhos do Ilé, se cobrava uma ave, para o Òrìsà Obara, e para oferendas e serviços, aves ou um quatro pés, e mais despesas.
Hoje, trocou-se tudo por dinheiro (Ajé e não àse ).
Para elucidar com relação aos búzios do Àse: As folhas sagradas utilizadas no Amàsì ou Abò são as de Òòsààlà e as folhas do dendezeiro (Obara), juntas, isto tenha condições de conseguir as folhas, caso contrário, deixar na feitura do Oborí.
Na primeira opção; semanalmente os búzios dormem num Amàsì ou Abò de Alfazema e o Sacerdote banha os olhos com Amàsì ou Abò de erva-de Santa Luzia (folhas).
Isso, Senhores, é um enorme “Fundamento”.
Advirto, não confunda “Jogo de Búzios”com “Cartas”!
“O “Jogo de Búzios”é uma ciência, um dom e o de Cartas é intuição”.
E digo: As Cartas é um direito das mulheres jogar e não dos homens, é só vermos a sua origem !
Com humildade e de ser nítido, espero ter sido competente em descrever a
“Origem – Conceito – Utilidades”dos búzios.
A Religião Primitiva Africana ou hoje, Afro-Brasileira o seu “Fundamento” é infinito.
Quanto mais uma pessoa procura conhecimentos e espalha o conhecimento, mais fortemente transmite conhecimento...
conhecimento...
O resultado é que ela acaba recebendo conhecimento!

4 comentários:

ieda disse...

MUITO BOA AS INFORMAÇÕES , GOSTEI MUITO, TINHA DUVIDAS QUANTO A COBRANÇA MAS JÁ ME CONVENCI O PORQUE DISSO, OS SEGREDOS OU SEJA AS POUCAS INFORMAÇÕES QUE AS BABALORIXÁS NÃO FALAM NÃO INFORMAM DE MANEIRA NENHUMA PARECE QUE TUDO É UM SEGREDO ,MAS JÁ COMPREENDI LENDO AQUI O PORQUE.
OBRIGADO PELAS INFORMAÇÕES.

Anônimo disse...

me gusto mucho la informacion sobre los buzios y la sabiduria con que especifica y explica cuales son el modo de saber sobre los buzios los que pueden jugar y los que mienten muy agradecido por su explicacion desde paraguay un abrazo asse... colofe.

Unknown disse...

Ola sabe, tenho uma duvida pelo que se eu irei ter este ano um filho que eu tanto quero … Não sei mais pelo que voce vê ai minha sogra esta com uma raiva que eu não entendo de mim… queria além da resposta do meu bebe se é para este ano ou não , sabe se devo ou não procura-la ou alguma coisa que eu possa fazer pra acabar com essa briga ou talvez deixar ela vir a mim…. desde já agradeço .

Anônimo disse...

Querido Sacerdote. Foi com grande satisfação que eu li as suas informações sobre "Jogo de Búzios". Nós Espíritas precisamos nos conscientizar de que o estudo doutrinário, o preparo dos médiuns e a sabedoria dos nossos Pais e Mães Espirituais, devem estar atuantes na formação básica da nossa vida espiritual. Foi procurando informações doutrinárias, que cheguei ao seu site e vos agradeço pela oportunidade que tive, onde conseguir elucidar alguns questionamentos que eu fazia à respeito de tão grande e nobre missão... "Jogo de Búzios". Wilson Rezende Cunha - Rio de Janeiro - Brasil - email: larcunha@terra.com.br. Muito Obrigado. Sua Benção.