domingo, 22 de junho de 2008

QUARESMA

"Quaresma é uma data de Umbanda?"

Vou tentar ser suscinto na minha visão,embora não é fácil por se tratar de um tema que envolve outra esfera religiosa e demandaria de tempo e espaço para conseguir ser claro.
A quaresma propriamente dita equivale ao tempo em que as pessoas com doenças contagiosas ficavam em isolamento.
Todavia , segundo a igreja católica, o tempo de Quaresma define o período que Moisés esteve no monte aguardando as tábuas da lei e os dias que Jesus passou no deserto, orando e jejuando.
Mas o interessante é que tanto a quaresma como a data do carnaval (já notaram que cada ano é em uma data?) é regida pela Páscoa que é uma data móvel também , mas que determina o carnaval aqui no Brasil.
Para descobrir a data em que a Páscoa será celebrada, é preciso localizar o primeiro domingo depois da primeira lua cheia da primavera de Roma (hemisfério norte) usando os critérios gregorianos.
Para fazer o mesmo cálculo aqui no Brasil é só localizar a primeira lua cheia de outono e marcar o primeiro domingo depois dela.
Veja que a data do carnaval vem sendo determinada pelo Vaticano faz muito tempo e poucos se deram a curiosidade de saber por quê o carnaval muda tanto de dia e até de mês ao longo dos anos.
Como vemos, sua origem é totalmente católica.
Dentro dos cultos das diversas tribos africanas, acentuadamente aquelas que não sofreram influências de religiões cristãs (católica e protestante), não ocorre nenhuma mudança nos rituais dentro do período que abrangeria o carnaval e a Páscoa.
Notadamente aparecem variações de rituais nos período de 29 de outubro a 4 de novembro onde podemos associar aos eguns.
Muitos templos apenas deixam de funcionar no período restrito ao carnaval, porém trabalham-se normalmente os outros dias.
Na minha concepção (que não quer dizer que seja a correta) todos os dias são abençoados pelo Pai Maior.
Quem cria entraves, datas ruins e negativas ou dias de agouro somos nós mesmos envoltos numa linha de consciência que foge da realidade espiritual. Agora nem todos os kiumbas e pessoas encarnadas fazendo um milhão de absurdos podem sequer medir forças com a Espiritualidade Maior e modificar o Amor e a Luz Divina que banha a Terra.
Pois já diz uma bela oração que
"uma faísca do Vosso Amor pode abrasar a Terra".
Mas se outros Templos seguem de forma diferente e são Templos respeitáveis, honestos e seguidores dos mais altos preceitos espirituais, merecem o respeito e a aceitação de suas regras e ritos por nossa parte.
Ser diferente não implica em ser errado!
Com votos de profunda paz nos seus pensamentos, irradiante alegria nos seus sentimentos e harmonia nas suas ações, com prosperidade, força e minha benção.

Nenhum comentário: