terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

HISTÓRIA DE EXÚ

Exus
Na corte astral, celestial, havia um anjo chamado Lúcifer, Anjo Belo, o primeiro dos querubins, com grandes poderes e conhecimentos.
Estranhos sentimentos, orgulho e vaidade, penetraram em seu coração, fazendo com eu conspirasse contra Deus, querendo o lugar do Altíssimo.
Conseguiu o, o Anjo Belo arrebatar uma legião de anjos para o combate causando assim uma revolta celeste.
Sendo derrotado, o Anjo Belo, e obtendo assim a ira de Deus foi expulso e foi obrigado a levar a sua legião consigo.
Chamado de Satanás (adversário do Pai) e também de Exus (traidor do Povo) pelo Pai Criador.
Seu Belo, Satanás, Exu, Diabo, Capeta, o Cão, Demônio, são algumas formas de chamamento de seu Lúcifer o rei das Trevas, do mal, porém sua falange é organizada com muito rigor e dureza.

“Exú que tem duas cabeças,
mas ele olha sua gira com fé;
uma é satanás do inferno;
e a outra é de Jesus Nazaré.

”Assim como na Santíssima Trindade, as três manifestações do Altíssimo são:

Pai – Obatalá;
Filho – Oxalá;
Espírito Santo – Ifá.

Sua Alteza Lúcifer, também apresenta-se numa Trindade, comandando o reino dos Exus, sendo:

Lúcifer, Béelzebuth; Aschtaroth.

Lúcifer comandante supremo, dá-se o direito de apresentar-se da maneira que desejar.
Trajando capa preta com forro vermelho, possui dois chifres (cornos), é um autêntico cavalheiro, adora bebidas finas e bons charutos, apresentando-se sempre acompanhado de Pombo-Gira, possuindo dois auxiliares, Marabô (Put Satanakia) e Mangueira (Agalieraps).
Béelzebuth, apresenta-se com formas monstruosas de bode ou bezerro, possuindo dois auxiliares, tranca-Ruas (Tarshimache) e Tiriri (Fleruti).
Aschtaroth, Exu das sete Encruzilhadas, apresenta-se na forma de um homem normal muito bem vestido, dominando os caminhos que se cruzam, possuindo dois auxiliares, Veludo (Sagathana) e Exu dos Rios (Nesbiros).
Organograma do Reino dos Exus
Marabô - (Put Satanakia) - é determinado a esse Exú, a fiscalização do plano físico, distribuindo ordens aod seus comandados. Apresenta-se como um autêntico cavalheiro, dominando o francês, apreciando bebidas finas e os melhores charutos. Exú de gênio muito difícil, raramente apresenta-se em terreiros. (Ponto Riscado - Organograma)
Exú Mangueira - (Agalieraps) - Muito confundido com Marabô, salvo pelo fato de quando está sendo incorporado expele o cheiro forte de enxofre, também de gênio muito dificil, é necessário recorrer a Entidades Superiores para sua retirada.(Ponto Riscado - Organograma)
Exú Tranca-Ruas - (Tarchimache) - grandioso Exú. Todo terreiro deverá solicitar seus valorosos trabalhos antes de começar as seções. Sendo solicitado, guardará as porteiras dos terreiros com sua falange, contra os Quiumbas (Espíritos Obcesores). Guardião dos recintos onde se pretica a Alta Magia, como na Umbanda. Devemos saudar a este Grande Exú. É conhecido também como tranca Rua das Almas e Tranca Ruas de Embaé. (Ponto Riscado - Organograma)Exú Tiriri - (Fleruty) - de grande força para despachar trabalhos nas encruzilhadas, matas, rios, apresentando-se como um homem preto com deformação facial. (Ponto Riscado - Organograma)
Exú Veludo - (Sagathana) - bastante evocado na Quimbanda, principalmente na Magia Negra, atendendo com rapidez a quem recorre a sua proteção. Apresenta-se como um fino cavalheiro muito bem vestido, curiando bons conhaques e fumando bons charutos. sua presença é facilmente notada, pois possui "pés de cabra", gostando de trabalhar com "as moças".(Ponto Riscado - Organograma)
Exú dos Rios - (Nesbiros) - companheiro de Veludo, domina as margens dos rios e é confundido com um Caboclo de Penas, porém, usa vestimentas de penas negras e apresentando também, chifre. Comanda a Linha Mixta da Quimbanda.(Ponto Riscado - Organograma)
Exú Calunga - (Syrach) - comanda uma falange de 18 Exús, apresentando-se como um anão. Também chamado de Gnomo, Calunguinha, Duende ou Saci. Comanda mais quinze outros Exús, que são: Quebra-Galho, Pombo-Gira, Tranqueira, Sete Poeiras, Gira Mundo, Das Matas, Dos Cemitérios, Morcêgo, Sete Portas, Sombra, Tranca Tudo, Pera negra, Capa preta e Marabá. (Ponto Riscado - Organograma)
Exú Omulú - Meu Pai, Atotô, Meu Pai! No culto nagô é chamado de Abaluaiê ou Abaluaê. Senhor Supremo dos Cemitérios (Calunga menor), incumbido de zelar pelos mortos ali enterrados. Apresentando-se nos terreiros coberto por um lençol ou toalha branca, tendo que ser levantado por médium de muita firmeza. Comandando uma das mais poderosas Linhas da Quimbanda, a Linha das Almas. Senhor de um grande poder, comparado apenas ao Maioral, "Seo Lúcifer". Quando solicitado, trabalha para minimizar o sofrimento dos filhos, recebendo obrigações, presentes e solicitações no cruzeiro do cemitério. possuindo dois grandes colaboradores, Exu Caveira e Exu da Meia-Noite. (Ponto Riscado - Organograma)

Oxalá Meu Pai
Tem pena de nós, tem dó
A volta do mundo é grande
Seu poder ainda é maior!
Atotô Meu Pai, Agô!

Exú Caveira - (Sergulath) - auxiliar direto de Exú Omulú, seu braço direito, é o guardião das porteiras dos cemitérios, onde devemos salvar seu Caveira. Transmite muito medo e respeito, nas seções e nas entregas. Apresenta-se com seu rosto na forma de uma caveira, não tendo hora certa para se apresentar, sendo por volta da meia-noite, o costumeiro. Lidera e tem sob seu comando sete Exús, a saber: Tata Caveira, Brasa, Pemba, Maré, Carangola, Arranca-Toco e Pagão. Além desses, comanda também Exú do Cheiro (Cheiroso) - (Aglasis) - que tem sob sua guarda outros quarenta e nove Exús. (Ponto Riscado) - Organograma)
Exú da Meia-Noite (Hael) - especialista nas forças ocultas, decifrador de quaisquer idiomas ou letras, apresenta-se de capa preta e seus inconfundíveis olhos de fogo e pés de cabra. Seu horário é a meia-noite daí seu nome, neste momento, não se encerram as seções nos terreiros, pois Hael está de ronda. Dizem que São Cipriano, aprendeu de Hael tudo qe sabia em relação a Alta Magia, (Livro da Capa Preta). Lidera também sete Exús: Mirim, Pimenta, Malé, Sete Montanhas, Ganga, Kaminaloá e Quirombô. Comanda ainda o Exú Curadô (Meramael). (Ponto Riscado - Organograma)

27 comentários:

Unknown disse...

adorei esse site,
seu tranca rua e maria pdilha,
são uns dos exus q eu me ajudam
e q eu gosto mtu.
eu tenho 14 anos
e sou umbandista
qualquer interesse
meu kut : shsha_kissme@yahoo.com

neide disse...

olá boa noite!!
adorei esse site!!
obrigada!!
quando tenho alguma duvidas venho sempre aqui!!
por favor não tem como vc me passar o endereço dessa TENDA DE XANGÔ..

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Muito bom esse site! tirei algumas duvidas e pretendo tirar mais sempre que preciso. sou Cicero! sou candomblecista e tambem gosto da umbanda!qualquer coisa meu msn e [ciceromarra@hotmail.com] obrigado a todos.

Anônimo disse...

Gostei muito deste site, principalemte porque Sr.7 encruzilhadas me ajuda muito!
Sempre é bom conhecer as raizes,fundamentos sobre nossas entidades e nossa religião!.
Parabens!!

Unknown disse...

ESCRIBO DE MONTEVIDEO URUGUAY,MUY LINDA LA PAGINA SOY HIJO DE ORIXA XANGO Y EXU TIRIRI.
SI PUEDE MANDARME HISTORIA DE EXU TIRIRI,

GRACIAS

Darmãe disse...

Muito informativo esse blog! Adorei! Tenho Exu Mangueira e Exu Veludo em minha coroa e foi muito bom saber mais sobre eles...Obrigada

Unknown disse...

ahhh pra mim tem mto poka koiza axei que havia mais detahles sobre as entidades!!!

teci disse...

Simplesmente fantástico tdo k observei,pois a espiritualidade é algo latente em nossas vidas.Gostaria k o Héctor de Montevidéo entrasse em contato comigo kdo visse meu perfil,Ci.

Tiago Hercilio disse...

Ótimas informações!! Apenas houve uma mistura muito grande da origem do espiritismo com o cristianismo que não tem nada a ver!!!

Principalmente a Umbanda que tem boa parte de sua origem na Angola!
Na Umbanda os exús não são tratados como demônios, até porque não são!
E as cantigas que falam sobre o demônio ou Deus, são para representar o lado negativo e positivo de exú, para isso foram feitas e por isso que houve essa confusão das religiões, afinal na Umbanda cada Orixá tem uma representação dos santos da Igreja católica. Apenas para lembrar "REPRESENTAÇÃO".
Os exús devem ser considerados "OS CAVALHEIROS DO REI" Aqueles que lutam para defender seus reis, que são os Orixás, afinal são mandados deles!
Nada contra as informações, afinal cada um aprende de um jeito, porém no puro espiritismo não misturado com o cristianismo, sabemos que os exús NÃO SÃO DEMÔNIOS! e o exú que assim se denomina, é porque foi ensinado a dizer que é um! O que lhe falta evolução espiritual! para saber a força que ele tem e não mais ser tratado como tal demônio.
Abraço a todos!

Unknown disse...

Tiago está certíssimo..infelizmente por ignorância ou falta de estudo pessoas chamam exús de demônios o que é totalmente errado.

Assim é Exu.

As Vezes temido, as vezes amado, mas sempre alegre, honesto e combatente da maldade no mundo.

Unknown disse...

que pena!!!um Guardiao dos caminhos,um soldado q esta sempre de frente a todos trabalhos,o irmao mais velho de Ogum,o emissario entre nòs e os Orixás,ser chamado de demônio.????vamos estudar meu povo!!!

mauricio disse...

boa tarde.
queria saber mais sobre o exú rei das sete encruzilhadas ele é o meu exu , agradeço muito... e muito axé a tds

Anônimo disse...

vcs me descupem mais omulu não tem nem a metade do poder de lucifer ele é o maior o dono de tudo quanto é inferno e mais forte que todos demonios exus ou pomba giria

Anônimo disse...

vcs me descupem mais o exu omulu não tem nem a metade do poder de lucifer. lucifer é o maior e mais poderoso de todos demonios exus ou pomba girias nenhum exu tem um quinto do poder dele ele manda em tudo quanto é inferno ele é um rei ele é o rei e dono das trevas ja é chamado de Maioral.

Unknown disse...

Me desculpem mais chamar omulu ou obaluae de exu e de uma ignorancia total para qualquer espirita

Anônimo disse...

Bom não gOsteiii muiito dO siite,pq infeliismente tem pouco conheciimentos,como que uma pessoa chama as entidades de demônios???
sem maldadee vamos adquiri maiis conheciimentos pra depois postar ou argumentar algo neh?!Pelo Amor!!!

Anônimo disse...

Gostaria de saber se alguém conhece um exu que ao imcorporar, faz a pessoa crescer em estatura.

Anônimo disse...

vcs me descupem mais o exu omulu não tem nem 1% do poder do lucifer pq exu não tem poder tem força

Anônimo disse...

Bom minha gente achei o conteúdo do blog muito bom apenas ao meu ver com algumas diferenças da minha doutrina!Eu tenho um mestre,um pai Lúcifer que para mim não é um demônio e sim um anjo.O que acontece é que as pessoas confundem muito as coisas quando se fala de exú pois não concordo quando dizem que exú é comandado por Orixás,se fosse assim Lúcifer não seria o Supremo!Exús são comandados pelo maioral,é claro nunca esquecendo que cada reino ou terreiro ou templo de Magia Negra como é o meu tem a sua doutrina cada um com a sua verdade,e também nunca esquecendo que exú que é exú vem na terra e conta a sua própria história!

Unknown disse...

Ola gostei muito do site!
Não concordo com a opinião de algumas pessoas q falam mal do Exu Omulu, mas o que seria o mundo se todos pensassem igual. só gostaria muito que as pessoas não tentassem impor sua forma de pensar, A eu só tenho uma pergunta, Por que exu Omulu e o único que nao tem o nome cabalístico ao lado?

Anônimo disse...

resposta ao rafaél ,primeiro omulu não é exu e sim uma entidade de muito respeito, com poder de cura ,toda casa de santo precisa da presença espiritual de omulu , pelo meu conhecimento omulu e abaluae sãos os mesmos ,as pessoas com pouco conhecimento é que penssam que são diferentes.

Anônimo disse...

Achei muito interessante o site.Só tenho um ponto a relatar,não concordo em dizerem que exu possue chifre,pois pessoas que estão conheçendo a nossa querida religião podem ficar assustadas com esse comentario,por isso nossa religião ainda é constatada por algumas pessoas como coisa do demonio.Sou filho de do SRº EXU MAIORAL e não acredito que ele tenha chifre.~Com todo respeito ao trabalho de voces só dei minha opnião.Agradeço a atenção...

JOAO BEN disse...

SOU FILHO DO SENHOR EXU REI DA TREVAS, E SOU MEDIUM DE UM TERREIRO DE UMBANDA A 20 ANOS ONDE O EXU CHEFE DA CASA E O SENHOR MAIORAL E DESCONHEÇO ESSAS BARBARIDADES QUE FALAM DELES EU SO SEI QUE ELES TEM MIM MOSTRADO O CAMINHO DA LUZ E DO AMOR E DO RESPEITO A DEUS E A MEUS SEMELHATES
NAO VEIJO NELES MALDADES VEIJO MALDADES NAQUELES QUE VEM ATE ELES PEDIR O QUE NAO PRESTA GRAÇAS A DEUS QUE NEM UM DOS EXUS E POMBAGIRA QUE COMIGO TRABALHA ACEITA ESTES TIPO DE TRABALHO SOU GRATO A DEUS POR ESSES AMIGO(a)
MARAVILHOSO QUE MIM AJUDA NA MINHA EVOLUÇAO ESPIRITUAL EXU E LUZ NAS TREVA,E NAO TREVAS NA LUZ
ELES ABITA NAS TREVAS MAS AS TREVAS NAO ABITA NELES. LARUE EXU

Anônimo disse...

vcs me descupem mais a força do exu omulu não chega nem na raspa de unha do poder do lucifer.
só do omulu não mais sim de todos exus e pomba girias.pq eles não tem poder tem força eles são todos escravos do lucifer ele é o todo poderoso ele é o rei das trevas ele é onipotente,onipresente e oniciente ele é mais poderoso que tudo que exite
AVE LUCIFÉR

Anônimo disse...

me descupem mais quem fala que tem o maioral ou incorpora o maioral e pura mentira nimguem incorpora ele só se incorpora o exu lucifer que tem nada a ve com o lucifer verdadeiro o rei das trevas e apenas mais um dos exus escravo dele.sobe o nome de lucifer atuam muitos exus um deles é o exu lucifer das almas e outros mais tem nada a ve com o lucifer verdadeiro e apenas um exu qualquer.

Anônimo disse...

não foi eu que postei esse comemtario.mais vc que ta chamando ele de leigo deve ser mais leigo ainda por tar falando sem nimguem ter te chamado na comverssa idiota.