terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

ORIXÁS, EXÚS GUARDIÕES



ORIXÁS - EXUS GUARDIÕES


ORIXALÁ EXU - Sr. DAS 7 ENCRUZILHADAS.


OGUM EXU - Sr. TRANCA-RUAS


OXÓSSI EXU - Sr. MARABÔ


XANGÔ EXU - Sr. GIRA MUNDO


Yorimá EXU - Sr. PINGA-FOGO


YORI EXU - Sr. TIRIRI


Srs Exus e suas falanges


Sr. Sete Encruzilhadas:

Exu de serventia de Oxalá, trabalha nos entrecruzamentos vibracionais rompendo barreiras de toda e qualquer ordem, abrindo caminhos fechados no âmbito material ou astral, corta demandas, ações contundentes sobre o corpo astral ou de atuação espirítica "mandada", na atuação de vários negativos e descargas em especial aos Filhos de Oxalá.


Quadro da Vibração espiritual de linha de Oxalá


Caboclo Urubatão da Guia - representa a Vibração Espiritual - Exu Sete Encruzilhadas


Caboclo Guaracy - intermediário para Ogum - Exu Sete Poeira


Caboclo Guarany - intermediário para Oxóssi - Exu Sete Capas


Caboclo Aymoré - intermediário para Xangô - Exu Sete Chaves


Caboclo Tupy - intermediário para Yorimá - Exu Sete Cruzes


Caboclo Ubiratan - intermediário para Yori - Exu Sete Pembas


Caboclo Ubirajara - intermediário para Yemanjá - Exu Sete Ventanias


Sr. Tranca Ruas:

Exu de serventia de Ogum - no corte de negativos e desmancho ou neutralização de trabalhos de baixa magia trabalha também fechando o caminho das almas insubmissas que não querem ou não conseguem enxergar a luz. Sua falange também atua em abrir caminhos fechados, cortam correntes de intrigas, ódios, vinganças, liberam cargas negativas de casos afetivos conturbados, e realizam descargas gerais ou desimpregnação com os filhos de Ogum


Caboclo Ogum de Lei - representa a Vibração Espiritual - Exu Tranca Ruas


Caboclo Ogum Rompe Mato - intermediário para Oxossi - Exu Veludo


Caboclo Ogum Beira Mar - intermediário para Xangô - Exu Tira-Toco


Caboclo Ogum de Male - intermediário para Yorimá - Exu Porteira


Caboclo Ogum Megê - intermediário para Yori - Exu Limpa-Tudo


Caboclo Ogum Yara - intermediário para Yemanjá - Exu Tranca-Gira


Caboclo Ogum Matinata - intermediário para Orixalá - Exu Tira Teima


Sr. Marabô:

Exu de serventia de Oxossi - tem sua legião trabalhando no corte de trabalhos de magia negra. Sua poderosa legião também atua no corte de trabalhos ou correntes negativas em pessoas que sintam-se atingidas por espíritos perturbadores - Kiumbas, promovem descargas em pessoas atingidas por despeitos com repercussão no emocional (queda de posição financeira, desemprego etc.), cortam demandas de saúde física e mental e descarga nos filhos de Oxossi.


Caboclo Arranca Toco - representa a Vibração Espiritual - Exu Marabô


Caboclo Cobra Coral - intermediário para Xangô - Exu Capa Preta


Caboclo Tupynambá - intermediário para Yorimá - Exu Lonan


Caboclo Jurema - intermediário para Yori - Exu Bauru


Caboclo Pena Branca - intermediário para Yemanjá - Exu das Matas


Caboclo Arruda - intermediário para Orixalá - Exu Campina


Caboclo Araribóia - intermediário para Ogum - Exu Pemba


Sr. Gira-mundo:

Exu de serventia de Xangô, trabalha no corte de negativos e desmancho de trabalhos de baixa magia cortando correntes numa situação tormentosa, de correntes de atrito de ordem astral percebendo-se males cardíacos; desenrola (dentro da linha justa) casos arrastados na justiça tendo trabalhos de magia interferindo no andamento e descarga e desimpregnação nos filhos de Xangô.


Caboclo Xangô Kaô - representa a Vibração Espiritual - Exu Gira-Mundo


Caboclo Pedra Preta - intermediário para Yorimá - Exu Meia-Noite


Caboclo 7 Cachoeiras - intermediário para Yori - Exu Quebra Pedra


Caboclo 7 Pedreiras - intermediário para Yemanjá - Exu Ventania


Caboclo Pedra Branca - intermediário para Orixalá - Exu Mangueira


Caboclo 7 Montanhas - intermediário para Ogum - Exu Corcunda


Caboclo Agodô - intermediário para Oxossi - Exu das Pedreiras


Sr. PINGA FOGO:

Exu de serventia de Yorimá (Pretos-Velhos "o primado da Magia"). Este chefe de Legião tem sua característica no trabalho que realiza no corte de bozós - trabalhos de magia negra na calunga(cemitério, casa grande, reino do pó etc.). Também atua no corte de correntes vindas de almas penadas, aflitas, desesperadas. Corta tudo que for relacionado que se usa menga, ejé (sangue) de sacrifícios de animais, bonecos, agulhas, dedal, alfinete, enfim, tudo que se relaciona com o Reino do Bruxedo. São conhecidos como Exus das Almas, tão decantados, mal interpretados e mistificados. Um exemplo de atuação dos exus das almas é exatamente no cemitério pois lá entra quem já não pode sair e muitas vezes não queria estar lá (também acontece de não saber do que acontece mas aí é um outro caso) então se renegam e tentam "tumultuar"; outro sim, seres e larvas astrais que desejam mais do que nunca reformarem seus corpos astrais necessitam de carbono e onde há muito carbono? Isso, lá na calunga, com sangue, vísceras e tudo o que pode ser usado por eles para se "alimentarem". Também estão, os exus das almas, onde há cruzeiros, profusão de sangue (abatedouros) e em portais de comunicação com outros mundos.


Pai Guiné - representa a Vibração Espiritual - Exu Pinga-Fogo


Pai Congo D'Aruanda - intermediário para Yori - Exu do Lodo


Pai Arruda - intermediário para Yemanjá - Exu Brasa


Pai Tomé - intermediário para Orixalá - Exu Come-Fogo


Pai Benedito - intermediário para Ogum - Exu Alebá


Pai Joaquim - intermediário para Oxossi - Exu Bará


Vovó Maria Conga - intermediário para Xangôi - Exu Caveira


Sr. Tiriri:
Estes exus de serventia das Crianças trabalham cortando correntes passionais, de falsidade, traições e vencem demandas que alteram a paz interior; desmancham trabalhos onde se usa animais sacrificados e combatem os kiumbas que queiram se passar por Exu Mirim, fato muito NORMAL em algumas casas de "santo". Seu corpo astral os permite se infiltrar por onde muitos não conseguem, muito respeitados em face de sua aparência pois realizam verdadeiros "milagres" quando invocados, eu escrevi invocados - COITADOS DAQUELES QUE EVOCAM EXU!


Tupanzinho - representa a Vibração Espiritual - Exu Tiriri


Yariri - intermediário para Yemanjá - Exu Mirim


Ori - intermediário para Orixalá - Exu Toquinho


Yari - intermediário para Ogum - Exu Ganga


Damião - intermediário para Oxossi - Exu Manguinho


Doum - intermediário para Xangô - Exu Lalu


Cosme - intermediário para Yorimá - Exu Veludinho


Sra. Pomba Gira:
Se você, estimado irmão, que está lendo estas despretensiosas linhas, fruto de pesquisa e esforço, convive ou já viu ou até mesmo ouviu falar em mulheres promíscuas que se esbaldam quando seus companheiros (se casadas) saem pra trabalhar ou aquelas moçoilas que não podem ver um "calçudo" que voam pra cima e colocam a culpa na "Pomba-Gira que está querendo sua frente", podem acreditar...não é nada disso! Pasmem! Isso é fruto duma mente doente que não tem onde se calçar ou sem-vergonhice mesmo! Em primeiro lugar, as entidades espiríticas que tomam esse nome (não sendo os pobres kiumbas) não são a Mulher de seis homens e sim a ÚNICA mulher dentre os seis. Seus serviços abrangem muitas áreas e dentre as quais se destacam o frenamento de íncubos e súcubus (vampiros machos e fêmeas que se alimentam de baixas paixões) e cuidado você irmão, que depois de uma exaustiva jornada de trabalho, dá uma passadinha naquela "Casa de Massagem" pra tomar sua cervejinha e relaxar, deixando a pobre de sua mulher em casa cuidando de seus filhos ou de sua roupa; atente para o cuidado daquela "passadinha" no prostíbulo...Esta Senhora tem um "cuidado especial" pra você no outro lado. Cortam magias de amarrações, trabalhos para desmanchar casamentos e descarga nos filhos de Yemanjá.


Cabocla Yara - representa a Vibração Espiritual - Exu Pomba-Gira


Cabocla Estrela do Mar - intermediário para Orixalá - Exu Carangola


Cabocla do Mar - intermediário para Ogum - Exu Má-Cangira


Cabocla Indayá - intermediário para Oxossi - Exu Nanguê


Cabocla Iansan - intermediário para Xangô - Exu Maré


Cabocla Nanã Burukum - intermediário para Yorimá - Exu Gererê


Cabocla Oxum - intermediário para Yori - Exu do Mar


material retirado da internet & Material retirado do livro: CULTURA UMBANDÍSTICA - Brasão de Freitas / Roger T. Soares / William C. Oliveira.-Ed. Ícone - 1994.


Os Exus

Os Exus estão também, divididos em hierarquias.

Onde temos Exus muito ligados aos Orixás Menores até aqueles Exus ligados aos trabalhos mais próximos às trevas.

Os exus dividem-se hierarquicamente, em três planos ou três ciclos e em sete graus. A divisão está formada "de cima para baixo":


- TERCEIRO CICLO Contém o Sétimo, Sexto e Quinto graus.


Neste Ciclo, encontramos os:


Exus Coroados: são aqueles que tem grande evolução, já estão nas funções de mando. São os chefes das falanges. Recebem as ordens diretas dos chefes de legiões da Umbanda. Poucos são aqueles que se manifestam em algum médium. Apenas alguns médiuns, bem preparados, com enorme missão aqui na Terra, tem um Exu Coroado como o seu guardião pessoal.

São os guardiães chefes de terreiro.

Não mais reencarnam, já esgotaram há tempos os seus karmas.
Sétimo Grau - Estão os Exus Chefe de Legião e para cada Linha da Umbanda, temos Um Exu no Sétimo Grau, portanto, temos Sete Exus Chefes de Legião Sexto Grau - Estão os Exus Chefes de Falange. São Sete Exus Chefes de Falange subordinados a cada Exu Chefe de Legião, portanto, temos 49 Exus Chefes de Falange.

Quinto Grau - Estão os Exus Chefes de Sub-Falange. São Sete Exus Chefes de Sub-Falange subordinados a cada Exu Chefe de Falange, portanto, são 343 Exus Chefes de Sub-Falange.


SEGUNDO CICLO Contém o Quarto Grau.
Exus Cruzados ou Batizados: são subordinados dos Exus Coroados. Já tem a noção do bem e do mal. São os exus mais comuns que se manifestam nos terreiros. Também, tem funções de sub-chefes. Fazem parte da segurança de um terreiro. O campo de atuação destes exus está nas sombras (entre a Luz e as Trevas). Estão ainda nos ciclos de reencarnações.
Quarto Grau - Estão os Exus Chefes de Agrupamento. São Sete Exus Chefes de Agrupamento e estão subordinado a cada Exu Chefe de Sub-Falange, portanto, são 2401 Exus Chefes de Agrupamento.

PRIMEIRO CICLO Contém o Terceiro, Segundo e Primeiro Graus.

Temos dois tipos de Exus neste ciclo :
Exus Espadados - São subordinados do Exus Cruzados. O seu campo de atuação encontra-se entre as sombras e as trevas.

Exus Pagãos - São subordinados aos exus de nível acima. São aqueles que não tem distinção exata entre o bem e o mal. São conhecidos, também como "rabos-de-encruza". Aceitam qualquer tipo de trabalho, desde que se pague bem. Não são confiáveis, por isso.
São comandados de maneira intensiva pelos Exus de hierarquias superiores. Quando fazem algo errado, são castigados pelos seus chefes, e querem vingarem-se de quem os mandou fazer a coisa errada. São ex-kiumbas, capturados e depois adaptados aos trabalhos dos Exus. O campo de atuação dos Exus Pagãos, são as trevas. Conseguem se infiltrar facilmente nas organizações das trevas. São muito usados pelos Exus dos níveis acima, devido esta facilidade de penetração nas trevas.
Terceiro Grau - Estão os Exus Chefes de Coluna. São Sete Exus Chefes de Coluna e estão subordinados a cada Exus Chefes de Agrupamento, portanto, são 16807 Exus Chefes de Coluna. Segundo Grau - Estão os Exus Chefes de Sub-Coluna. São Sete Exus Chefes de Sub-Coluna e estão subordinados a cada Exu Chefe de Coluna, portanto, são 117649 Exus Chefes de Sub-Coluna. Primeiro Grau - Estão os Exus Integrantes de Sub-Colunas e são milhares de espíritos nesta função.
Autor: http://umbanda.cbj.net

PALAVRAS DA NOSSA SACERDOTISA MARIA CRISTINA

Está na hora de pensar na nossa querida Umbanda não como uma forma de adivinhação!

Muitos vêm para a nossa religião a fim de perguntar as nossas Entidades o que irá acontecer com eles, se vão vender a casa, se vão ganhar mais dinheiro, se fulano está traindo ciclano, enfim, se esquecem da Lei do Livre arbítrio.

Esquecem-se de observar as suas atitudes no nosso Planeta Terra.

Esquecem-se de se livrar do egoísmo, da luxúria, das palavras mal ditas, de fazer a caridade com o próximo, de dosar a língua falando mal dos outros e de auto observar-se para atingir o crescimento cármico dessa jornada.

Às vezes, me pergunto se quando vão à missa de domingo, ao batizado de uma criança ou a um culto evangélico, se lá, querem que o padre, o pastor adivinhem a sua vida assim como as Entidades de Umbanda.

Por que exigem tanto de nossa religião?

E ainda falam: “eu não gostei daquele Guia porque ele não adivinhou um nadinha de minha vida!”

Seria muito fácil se tivéssemos alguém para nos dizer dos nossos futuros acontecimentos, não teríamos que nos observar e tentar o crescimento espiritual estaria tudo mastigadinho!

Caros leitores, está na hora de pensar na nossa religião de outra forma!

Está na hora de assistirmos a um Culto nos concentrando durante o ritual para que possamos receber aquilo que estamos querendo, é claro, de acordo com o nosso merecimento.

Está na hora de assistirmos a um Culto, pedindo perdão ao nosso Pai Maior pelos nossos atos cruéis e pedi-lhe que nos aperfeiçoe e nos ajude nessa caminhada.

Povo de Umbanda, vamos ver a nossa Centenária religião de outro jeito!

A Umbanda é linda porque é versátil, dinâmica, atual.

Ela é linda pela sua variedade de Culto.

Ela é linda porque ela é Umbanda!

8 comentários:

Anônimo disse...

concordo plenamente com o que essa senhora falou,não devemos ir a um terreiro pensando que vamos ouvir tudo que gostariamos,pois muitas vezes a verdade é muito pior que a mentira.e devemos ir para termos paz de espirito,para termos a doutrina,para aprendermos como limpar um pouco desse corpo sujo e mentes conturbadas

Anônimo disse...

concordo pois a umbanda nos mostra que devemos ser sinceros otimistas e acima de td pessoas corretas.apesar d conhecer pessoas que usam a umbanda para ludibriar pessoas que vao com fé e acreditam em td faz td e depois descobre que vc nao passou de mais uma q foi enganada.

Anônimo disse...

nos so nos limparemos a partir do momento em q vc umbandista deixar d ser egoísta e pensar só em vc.

REISELIAS disse...

Resposta de Elias de Xangô para Anônima...Você foi enganada por vc mesmo, os erros foram seus em pensar que era muito esperta saiba que quando se é um Espírita de fé e praticante a 43 anos, se conhece pessoas de todos os tipos inclusive tipos vc que pensa que é muito esperta e pensa que pode chegar mandado numa casa que nunca pediu um pregos a vc para ser construida, um conselho "esperta" quando chegar num terrreiro procure primeiro saber quem é o Dono e quem comanda a Casa vc ainda tem muito o que aprender para poder falar o que é certo e o que é errado dentro do Espíritismo.
Que Oxalá ilumine sua cabeçinha...

margareth disse...

tenho uma duvida a qual presenciei mas não tenho conhecimento. pode a mãe iemanja chegar durante uma gira de exu com a mãe de santo vestida de pomba gira e ainda dar consulta? isso me deixou indignada e o terreiro em desarmonia.pode me esclarecer?

margareth disse...

por favor sou iniciante mas tenho contato com as entidades desde pequena .sei que tenho muito que aprender mas não quero ser enganada nem minhas entidades deixariam.

Santiago de Sangô disse...

Margareth acho que você está pisando em uma casa sem fundamentos... pois um orixá não vem para dar consultas... em verdade lhe digo um orixá apenas irradia sua energia... não incorpora. só irradia... no caso, o medium entra num estado semelhante a um estado de extase que eh maravilhoso, perde todo o senso de espaço, tempo e lugar, no máximo o que vai fazer é atender a um pedido se o pedinte merecer... os orixás fala a lingua yorubá não falam o nosso português. rsrs :)
espero ter respondido a sua dúvida santiago de sángó.

Santiago de Sángó disse...

no caso o que a rainha do mar faria em meio a uma gira exundiosa?