domingo, 14 de outubro de 2007

EXÚ OMULU


Meu Pai, Atotô, Meu Pai!
No culto nagô é chamado de Abaluaiê ou Abaluaê.
Senhor Supremo dos cemitérios (Calunga menor), incumbindo de zelar pelso mortos ali enterrados.
Apresentando-se nos terreiros coberto por um lençol ou toalha branca, tendo que ser levantado por médium de muita firmeza.
Comandando uma das mais poderosas Linha da Quimbanda, a Linha das Almas.
Senhor de um grande poder comparado apenas ao Maioral, “Seo Lúcifer”,
Quando solicitado trabalha para minimizar o sofrimento dos filhos, recebendo obrigações presentes e solicitações no cruzeiro do cemitério, possuindo dois grandes colaboradors, Exu Caveira e Exu da Meia-Ponte. (ponto riscado – Organograma)

Oxalá Meu Pai
Tem pena de nós, tem dó
A volta do mundo é grande
A volta do mundo é grande
Seu poder ainda é maior!
Atotô Meu Pai, Agô!

4 comentários:

Anônimo disse...

Em relação a esse exú, não se pode representá-lo com a do Omulu orixá, como está aí. Ele é representado por um esqueleto todo coberto por uma túnica vermelha, que é relativamente, uma imagem até bem conhecida, onde só a caveira fica à mostra. Realmente, é o comandante no cemitério, mas também não se deve confundir: Os "omulus" e "caveiras" não são o próprio Sergulath e sim emissários sob sua alcunha. Esta, sequer é uma entidade de incorporação direta contrariando o que se pensa. O mesmo vale para Hael. O Exú da Meia Noite é apenas um emissário deste. Tais espíritos não foram de encarnação terrestre à despeito dos que trabalham em suas respectivas linhas. Não se pode desprezar isso, apenas por habitarem planos densos. Transpor a efígie de Exú sobre esses espíritos foi algo que causou uma miscelânea difícil de decifrar hoje em dia, pelo fato deste ser um orixá, ao contrário dos desencarnados que trabalham nas linhas dessas entidades. Por isso, surgem inúmeras divergências gerando até desproporcional rispidez entre os "debatedores". Existe ainda muito protesto dos demais ocultistas em relação ao que se é encarado pelas religiões africanistas, como o candomblé e a umbanda. Até porque, muitas dessas entidades (as verdadeiras) são conhecidas milênios antes de se formar o sincretismo dos orixás, datando-se dos cultos canaanites, que se remete a (bem) mais de 6000 anos atrás.

Anônimo disse...

Satanas ñ tem do e nem piedadi ele so vei para mata ,roba e distrui

Unknown disse...

coitado de diabo se tu for culpa so dele!!!

Igor Alves Reis Dalla Rosa disse...

afs muita gente nao sabe oq fala tenho fe em omulu e outros exus e pombo giras