quinta-feira, 18 de outubro de 2007

HISTÓRIA



É a linha de força espiritual sob a qual se situam os espíritos dos Pretos Velhos.
São em verdades espíritos de luz, de velhos escravos, que muito conseguiram a luz pelos sofrimentos vivenciados na matéria.
Estes velhos escravos, é a faixa vibratória que acolhe os magos da experiência, da sabedoria. É o mestrado da magia, envolvendo os aspectos da terapêutica natural e astral ou oculta. São os senhores do cabalismo, pela ação das "rezas" e de suas ervas. “Na Umbanda são representantes da linha das almas linhas de Yorimá”.
São sentimentos próprios destas maravilhosas entidades: amor incondicional, fraternidade, compaixão, humildade, uma paciência interminável, compreensão, carinho, afeto e sem dúvida condutores espirituais por excelência.
O que Preto-velho fala, não se discute, é por isso que na Umbanda seu ponto cantado que "filhos de umbanda não tem querer".
Os Preto-velhos além também atuam na linha de Cosme e Damião, cuidando e instruindo-as além de darem proteção e benção às crianças.
A linha de Preto-velho além de Yorimá é também chamada no sincretismo como linha africana, de São Cipriano, das Almas (eguns).

Dia consagrado: 13 de maio
Dia da semana: segunda-feira
Saudação: Adorei as Almas
Símbolo: cruz de madeira
Guia: capiá ou contas de Nossa Senhora com cruz de madeira
Cor: branco e preto

Instrumento: rosário e diversas ervas
Domínio de entregas: cruzeiro, matas e porta de igrejas
Oferendas: café sem açúcar, vinho rosado, água e mel, feijão (tutu) com farinha, rapadura, melado com farinha e algumas frutas.

Prece a um Preto-velho
Ensina-nos a ter a tua experiência milenar, a calma, a resignação, a compreensão que muito necessitamos e que estejamos sempre contigo, assim como Jesus o tem na Santa Glória.
A ti, bondoso Preto-Velho, oferecemos esta prece, reafirmando nossa fé, nossa crença, e nossa esperança na tua força espiritual, sempre a serviço do bem. Protege-nos querido Preto-velho que tanto sofreste, dá-nos a coragem que às vezes nos falta para poder prosseguir na nossa jornada, e algum dia tenhamos merecimento para receber as graças de Deus. Que assim seja.

Nenhum comentário: